12 de OUTUBRO. Quem é Nossa Senhora da Conceição Aparecida?


Em 1717, o Rio Paraíba do Sul (que atravessa São Paulo, parte do Rio de Janeiro  e Minas Gerais) passava por uma grande estiagem.

Após a pesca da imagem de uma santa negra – primeiro seu corpo depois a cabeça, uma fartura imediata ganhou condição de milagre.

Apareceu peixe, peixe e mais peixe!

O povo pensou, pensou e pensou…

E num ataque de originalidade criativa, apareceu o nome da santa: Aparecida!

A imagem resgatada é feita em terracota. Por este motivo alguns afirmam que a cor negra atribuída à pele da santa é uma leitura missionária para solidarizar com o povo escravo.

Outra curiosidade é que a Aparecida que a maioria conhece – com a roupa montada no luxo é uma imagem reproduzida a partir de 1888 quando a Princesa Isabel pagou literalmente uma promessa feita para a santa vinte anos antes.

O que Belinha pediu, ninguém sabe nem ouviu. Mas tá na cara que Belinha conseguiu.

Obs: Honestamente prefiro a imagem básica, vestidinha low profile.

Enfim…  Isabel de tão feliz da vida e tão de  vento em popa, voltou para Portugal deixando Aparecida trabalhada na elegância de um manto azul ricamente bordado em preciosidades e uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis.

Escurecida pelas águas do rio, pela fumaça das velas, ou de raça negra original de fábrica, Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil e um ícone de força e de integração humana, reunindo devotos de várias crenças e de todas as condições sociais.

 Aparecida do Norte – São Paulo, Brasil.

Localizada a 171 km de São Paulo, Aparecida do Norte é a chamada Capital Mariana do Brasil.  (Mariana = de Maria, da virgem Maria…).

Em 1980 a basílica de Nossa Senhora de Aparecida foi consagrada pelo Papa João Paulo II como Santuário Nacional. Com capacidade para 70 mil pessoas é o terceiro maior templo católico do mundo.

Conheça mais em www.aparecida.sp.gov.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s